Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Ferramenta de inteligência artificial prediz conflitos por água antes de acontecerem
16/06/2019 19:40 em Tecnologia

A inteligência artificial pode prever onde os conflitos pela escassez de água vão se estender por até um ano e possibilitar ações os impeçam, disseram pesquisadores nesta sexta-feira. 

A ferramenta de alerta, que monitora o abastecimento de água em todo o mundo e inclui dados sociais, econômicos e demográficos para sinalizar possíveis crises, está sendo desenvolvida pela holandesa Water, Peace and Securit (WPS). 

Durante os testes, o sistema previu mais de três quartos dos conflitos relacionados à água no Delta do Níger, no Mali, disse a WPS, que planeja lançá-lo globalmente ainda este ano. 

“Queremos detectar conflitos com suficiente antecedência para então nos engajar num processo que ajude a resolver esses conflitos - idealmente mitigá-los ou resolvê-los cedo”, disse Susanne Schmeier, do IHE Delft Institute for Water Education, que lidera a WPS. 

 

A mudança climática frequentemente causa impactos na água - desde a seca até o aumento do nível do mar - o que, por sua vez, pode gerar conflitos e forçar pessoas a migrarem. 

O sistema usa dados dos satélites da Nasa e da Agência Espacial Europeia, que monitoram recursos hídricos em todo o mundo. Em seguida, analisa informações com dados de governos, órgãos internacionais e organizações de pesquisa para identificar possíveis pontos de conflito. 

“O aprendizado de máquina é capaz de detectar padrões nos dados onde os seres humanos não podem”, disse Charles Iceland, do World Resources Institute, que também trabalha no sistema.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!