Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Israel quer realizar leilão de rede 5G em meados de 2019
01/01/2019 14:49 em Tecnologia

O órgão regulador de telecomunicações de Israel divulgou nesta quinta-feira planos um edital de licitação para redes móveis de quinta geração (5G) no primeiro semestre de 2019, em um momento em que a competição feroz reduziu a lucratividade das operadoras locais. 

O Ministério das Comunicações espera realizar a licitação em abril ou maio, com a expectativa de que as frequências possam ser alocadas até o final de 2019 e que o 5G possa ser lançado entre 2020 e 2023, disse o diretor-geral do ministério, Netanel Cohen. 

 

“Se você quer ser uma economia forte em tecnologias sociais, tudo será pela internet e tudo depende do 5G”, disse Cohen à Reuters após uma coletiva de imprensa. 

O 5G - que é pelo menos 10 vezes mais rápido que o 4G - é necessário para desenvolver tecnologias em saúde, agricultura e educação, bem como cidades “inteligentes” e carros autônomos, disse Cohen, acrescentando que as comunicações rápidas são essenciais para os militares. 

 

Ele estima que uma rede 5G - que seria uma camada adicional nas redes 4G existentes - custaria cerca de 2 bilhões de shekels (529 milhões de dólares). 

O custo, no entanto, pode ser muito alto para as operadoras, que estão lutando para se manterem lucrativas em um país com 8,9 milhões de pessoas e nove provedores de serviços móveis. 

Cohen disse que apenas as seis principais operadoras poderão participar do leilão. Como existem apenas três redes em Israel - de propriedade da Cellcom, da Partner Communications e da Pelephone, unidade da Bezeq - as empresas serão incentivadas a unir forças e concorrer juntas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!